top of page

Passo a passo para otimizar o seu fluxo de caixa na prática


mulher preta de cabelos loiros de costas mexendo no fluxo de caixa em seu notebook


Um dos principais desafios de pequenos a grandes empreendimentos é o bom controle do fluxo de caixa.


O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa, mas para otimizá-lo é preciso muito mais do que apenas acompanhar essas movimentações.


Um fluxo de caixa utilizado em sua máxima capacidade permite que o empresário controle gastos, otimize a entrada de dinheiro e saiba organizar as finanças para obter o melhor lucro.


Portanto, confira agora um passo a passo para otimizar o seu fluxo de caixa! 😃


10 passos para otimizar o seu fluxo de caixa 💰

1. Controle diariamente as suas movimentações financeiras


Pode parecer chato, mas controlar as suas movimentações diariamente é fundamental para evitar erros e se tornar cada vez mais assertivo.


Isso envolve registrar todas as transações que ocorrem na sua empresa, desde as entradas de dinheiro, como vendas e recebimentos, até as saídas de dinheiro, como pagamentos de fornecedores e despesas operacionais.


Esse controle diário também é importante para analisar quanto de materiais ou produtos são gastos por dia, assim como quanto será gasto para repor junto aos fornecedores, por exemplo. Tudo feito com antecedência. 😉


2. Registre tudo que entra e sai


Um dos erros mais comuns que os empresários cometem é não registrar todas as movimentações financeiras da empresa. Não importa se você vai gastar R$ 1 ou R$ 1.000, é muito importante registrar tudo que entra e sai da sua empresa.


Essa é a melhor maneira de saber o que pode estar tornando certos processos mais caros e, assim, saber onde economizar e melhorar o faturamento. 👍


3. Separe as movimentações por categorias


Separar as movimentações apenas por “gastos” e “ganhos” é muito amplo e simples, o que não torna o seu fluxo de caixa assertivo.


Confira alguns exemplos de categorias para você registrar as suas movimentações financeiras:


  • Receitas operacionais (recebimento em dinheiro, cartão de crédito/débito, transferência bancária, dentre outros)

  • Custos com produto (compra de mercadoria para revenda ou matéria-prima, embalagens etc)

  • Despesas administrativas (contas de água, luz, aluguel etc)

  • Despesas com pessoal (salário, vale transporte/alimentação, férias, 13º, dentre outros valores)

  • Impostos em geral

  • Serviços terceirizados (contabilidade, marketing, dentre outros)


Categorizar as entradas e saídas em diferentes grupos é fundamental para determinar quais são os principais tipos de despesas e receitas e de onde elas vêm. Dessa forma, você saberá exatamente como utilizou os recursos. 👏


4. Identifique os produtos que mais geram receita e utilize estratégias para vender ainda mais


Ao separar as movimentações por categorias, você terá uma visão mais clara do que a sua empresa mais vende. Ao identificar esses produtos, você pode impulsionar ainda mais o seu negócio. 🔍


Se você tem um produto que vende muito, saiba que é possível utilizar estratégias ao redor dele para gerar ainda mais receita por meio de iniciativas que estimulem os clientes já existentes a comprarem mais. 💸


Uma maneira de fazer isso acontecer é oferecer descontos em produtos relacionados ao produto “principal”, com o objetivo de gerar mais receita a cada venda realizada.


Para complementar essa estratégia, não se esqueça de oferecer opções de parcelamento nas compras. Um dos principais benefícios de vender a prazo é que essa modalidade de pagamento estimula as pessoas a comprarem mais ou a adquirirem produtos de maior valor. 😉


5. Cuidado com as vendas a prazo


Nem toda venda significa recebimento imediato do dinheiro, como as vendas a prazo, por exemplo.


Portanto, nesse caso, lembre-se de registrar vendas a prazo somente quando o dinheiro cair, de fato, na conta da empresa. 🗓️


Além disso, para manter segura a saúde financeira da empresa, monitore constantemente os pagamentos a prazo e tome medidas imediatas se houver atrasos ou inadimplência.


6. Gerencie o seu estoque periodicamente


Um fluxo de caixa otimizado é sinônimo de mais vendas. Isso exige um estoque bem organizado, sempre evitando o desperdício.


Além disso, a falta de produtos no estoque faz com que uma empresa perca dinheiro e esse dinheiro poderia ser utilizado na compra dos produtos em falta.


Todo esse problema empurra os clientes para a concorrência e deixá-los conhecer a concorrência pode ser um problema. 😔


7. Não demore para cobrar clientes inadimplentes


Apesar de ser um assunto bastante delicado, é preciso agir com calma e eficiência em prol da saúde financeira da sua empresa.


Clientes inadimplentes prejudicam o seu fluxo de caixa e tornam o seu controle ainda mais complicado, por isso, esteja sempre em dia com a recuperação de crédito. 🤝


Uma dica é contratar uma empresa externa ou uma pessoa para fazer a cobrança, pois assim desvincula ao nome da empresa, evitando possíveis situações constrangedoras.

Assim, não receberá ligação de clientes falando sobre pagamentos, e se receber, basta dizer que quem cuida é outra empresa ou outra pessoa.


Uma estratégia que muitas empresas utilizam é oferecer incentivos para pagamentos antecipados, como descontos ou benefícios adicionais. Isso pode ajudar a reduzir a inadimplência e melhorar o seu fluxo de caixa.


8. Conte com um sistema de gestão financeira


Se você chegou até aqui, deve estar pensando que otimizar o fluxo de caixa é bastante complicado, não é mesmo? 🤔


Bom, se você for fazer tudo isso na mão e todos os dias, de fato, pode ser bem trabalhoso. Entretanto, a boa notícia é que você pode contar com um sistema de gestão financeira para isso.


Um bom sistema de gestão financeira permite automatizar tarefas, como emissão de faturas, controle de estoque e registro de transações, facilitando o acompanhamento e análise do seu fluxo de caixa.


Como o sistema automatiza muitos processos, você ainda reduz muitos erros humanos no fluxo de caixa, como cálculos errados ou confusão na hora de anotar valores. Isso evita muita dor de cabeça! 🙌


9. Não substitua o fluxo de caixa por outro instrumento


É importante ressaltar que você não deve escolher entre um ou outro instrumento para analisar suas finanças. Todos eles se complementam e desempenham funções diferentes na gestão financeira da empresa. 📊


Por exemplo, ao comparar o fluxo de caixa com o controle de contas a receber, é possível melhorar a cobrança de clientes devedores.


10. Seja realista


É muito importante que todos os dados utilizados para elaborar o fluxo de caixa sejam fundamentados na realidade da empresa e do mercado. Isso significa que não adianta desejar um fluxo de caixa positivo se o mercado estiver em baixa e você não estiver preparado para lidar com essa situação.


Conte com a Betel contabilidade!


Aqui na Betel Contabilidade utilizamos um software inteligente que concentra diversas informações do seu fluxo de caixa, automatiza processos e você acessa de maneira prática e rápida. 😉


👉 Clique aqui e entre em contato conosco para não ter mais dores de cabeça com o seu fluxo de caixa. Será um prazer ver o seu negócio prosperar!




42 visualizações0 comentário
bottom of page