Um passo muito importante para que um empreendedor possa economizar mais na sua empresa é entender a real diferença entre custos e despesas.
Apesar de semelhantes, muitas pessoas costumam confundir esses dois termos, principalmente quem está começando agora com o próprio negócio.
Mas não se preocupe, pois neste artigo você vai entender as diferenças entre custos e despesas e conferir exemplos dentro da sua realidade para que a sua dúvida seja esclarecida. 😉
Afinal, qual é a diferença entre custos e despesas? 🤔
👉 Os custos estão associados às atividades-fim de uma empresa, ou seja, são os gastos envolvidos na produção ou aquisição de um produto ou serviço.
Exemplos de custos: matéria prima, mão de obra, embalagens, manutenção de equipamentos e mais.
👉 Já as despesas são os gastos não relacionados ao produto final, mas que são necessários para manter o bom funcionamento da empresa.
Exemplos de despesas: aluguel do ambiente, produtos de limpeza, lanches para funcionários, contas de água e luz etc.
Se ainda estiver com dúvida se algo é custo ou despesa, a dica de ouro é: veja se o item é dispensável ou não para a produção do seu produto principal.
Se você conseguir produzir o seu produto principal sem determinado item, então ele é despesa. Já se você não conseguir, trata-se de um custo. 😃
Diferentes tipos de custos e despesas
Agora que você entendeu a real diferença entre custos e despesas, precisa conhecer os seus diferentes tipos, como fixos e variáveis. Veja:
Custos variáveis
São os custos que variam de acordo com o volume de produção e com a venda de produtos. Por exemplo, se você vende 2x mais em um mês do que no outro, você terá um custo variável duas vezes maior com matéria prima e com embalagens.
Custos fixos
Já os custos fixos são aqueles que se mantêm os mesmos, independente da empresa produzir mais ou vender mais. O salário dos funcionários (se eles forem essenciais para a produção) e o aluguel de máquinas são exemplos de custos fixos.
Despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas em que as vendas influenciam nos gastos, apesar de não estarem diretamente ligadas com a operação e a produção. Por exemplo, comissões por vendas e acidentes na produção.
Despesas fixas
Já as despesas fixas são aquelas definidas como previsíveis dentro do seu negócio, como impostos fixos, taxas bancárias, seguros, aluguel do espaço e mais.
Saiba como otimizar a gestão financeira da sua empresa 👇
Agora que você sabe tudo sobre custos e despesas, o próximo passo é categorizar tudo muito bem e organizar a sua gestão financeira.
Separar os gastos fixos e variáveis é muito importante para entender onde pode economizar e investir, otimizando o seu fluxo de caixa e a gestão como um todo. 🤝
Não é um trabalho tão simples, pois é preciso dedicar-se diariamente às demandas financeiras da sua empresa, além de organizá-las muito bem.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Para ter a certeza de que a sua gestão financeira está indo no caminho certo, é preciso conhecer um documento fundamental para a saúde financeira do seu negócio. 👇
Estamos falando da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), um relatório contábil que apresenta o desempenho financeiro de uma empresa em determinado período. 🗓️💰
Por meio da DRE, é possível visualizar se a organização obteve lucro ou prejuízo, bem como analisar a eficiência das operações e a rentabilidade do negócio. 📈
Ou seja, a Demonstração do Resultado do Exercício fornece, para o empreendedor, uma visão clara e completa da situação financeira da empresa, permitindo tomadas de decisão mais efetivas. 🎯
O que deve conter uma DRE?
Existe um modelo padrão de DRE, estabelecido pela Lei 6.404/1976, que deve conter informações específicas. Veja:
A receita bruta de todas as vendas e serviços, as deduções de vendas, os descontos e impostos
A receita líquida obtida com as vendas e serviços, o custo com mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto
As despesas relacionadas às vendas, as despesas financeiras (deduzidas das receitas), as despesas gerais e administrativas, dentre outras despesas operacionais
O lucro ou prejuízo operacional, bem como outras receitas e despesas
O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para esse imposto
As participações de debêntures, os valores referentes aos empregados, administradores e beneficiários, mesmo que na forma de instrumentos financeiros, às instituições, aos fundos de assistência ou à previdência de empregados — que não se caracterizem como despesa
O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o valor correspondente por ação do capital social.
Fluxo de Caixa e DRE: qual a diferença?
Existe uma confusão comum entre Fluxo de Caixa e DRE, afinal, ambos são relatórios gerenciais e muito utilizados na gestão financeira.
➡️ A principal diferença é que enquanto a DRE é elaborada de acordo com o regime de competência, o Fluxo de Caixa é formulado com base no regime de caixa.
Mas o que isso muda na prática? Vamos a um exemplo:
Se uma compra de matéria-prima no valor de R$ 1.000 foi feita em 5 parcelas, na DRE será apresentada a despesa que aconteceu na competência, no valor total de R$ 1.000
Por outro lado, no Fluxo de Caixa esse valor aparecerá em 5 parcelas de R$ 200, considerando somente o momento em que foram debitadas.
Resumindo
A DRE se concentra no resultado econômico geral da empresa, independentemente do momento em que ocorrem os pagamentos e recebimentos, enquanto o Fluxo de Caixa destaca as movimentações financeiras no momento que ocorrem (entradas e saídas).
Conte com a Betel Contabilidade!
Lidar com custos e despesas, relatórios financeiros, burocracias legais, dentre outras demandas da empresa, realmente é uma tarefa muito difícil para o empreendedor.
E tudo isso consome bastante tempo no dia a dia, muitas vezes retirando as funções que o empresário realmente sabe e gosta de fazer na empresa.
Nós, da Betel Contabilidade, queremos retirar a burocracia das suas mãos e entregar mais tempo livre para que você possa gerenciar o seu negócio do jeito que deseja. 😃
Nós possuímos um sistema de gestão financeira com ferramentas inteligentes para que você monitore as suas finanças, analise relatórios, gerencie indicadores financeiros e muito mais.
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