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Método SMART: entenda o segredo para bater metas na sua empresa


mulher esperando uma sugestão em frente a um quadro branco e caneta na mão

Você, gestor e empreendedor, sabe que poucas coisas são mais importantes do que bater metas na sua empresa, certo? Afinal, bater metas significa resultado. 💯


Independente de ser as metas de uma equipe, de um setor inteiro ou de toda a empresa, cada uma tem a sua importância para o todo, que pode impactar positivamente o cliente final. 🤩


Porém, muitas vezes a definição de metas é feita de forma vaga, sem uma jornada clara para alcançá-las. É aí que entra o Método SMART. 👇


O que é o Método Smart?


O Método Smart (ou Metas SMART) é uma técnica de criação de metas que se baseiam em 5 critérios que visam, sobretudo, objetividade e clareza. Cada critério corresponde a uma letra da palavra em inglês SMART.


Saiba o que cada letra da palavra SMART significa:


S — Specific (específica)


Para que uma meta seja batida, é crucial que ela seja clara e todos os envolvidos nas demandas saibam exatamente o que fazer. Para isso, a meta precisa ser específica. ☑️


Você pode tornar a sua meta específica ao responder perguntas como:


  • O que essa meta contribuirá para meus objetivos?

  • Quais pessoas serão responsáveis por essa meta?

  • Onde ela será realizada?

  • Quais são as estratégias para alcançar essa meta?

  • Qual é a importância de seguir essa meta?


Responder essas primeiras perguntas é crucial para começar com o pé direito no Método Smart.


M — Measurable (mensurável)


Não adianta seguir uma meta sem saber se, durante a jornada, tudo está acontecendo como o esperado. Para isso, a meta precisa ser mensurável, ou seja, é necessário acompanhar o desempenho durante o processo. 📊


Para uma meta ser mensurável, ela deve responder a duas questões objetivas:


  • Qual é o resultado esperado?

  • Quanto tempo é necessário para bater essa meta?


A — Attainable (atingível)


O erro de muitos gestores é criar metas que não podem ser batidas, seja por falta de tempo, colaboradores ou por outras questões que não dependem diretamente da empresa. Se uma meta não pode ser atingida, por que criá-las? 🤔


Para saber se é possível, é muito importante reunir os colaboradores e perguntar a opinião deles. Com base na equipe, no histórico de produção e nos recursos utilizados, é possível bater a meta no tempo esperado?


R — Relevant (relevante)


A relevância da meta faz toda a diferença, mas não apenas para a empresa. Quanto mais relevante for a meta, mais motivada e engajada ficará a equipe envolvida. 🚀


Por exemplo, se a meta envolve faturamento, captação de clientes e desenvolvimento de colaboradores, ela é relevante para a empresa.


T — Time based (temporal)


Por fim, o Método Smart trabalha com tempo, afinal, toda meta deve ter um prazo. E os prazos precisam ser seguidos, desde que esteja condizente com a realidade da empresa e não sobrecarregue a equipe. 🥵


E não tenha medo de prazos longos. Nem tudo precisa ser “para ontem”. Dependendo do projeto e das metas que você deseja alcançar para a empresa, a jornada pode demorar meses.


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