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O que é a Metodologia OKR? Saiba porque as grandes empresas do mundo usam



A sua empresa vem enfrentando dificuldades para atingir metas, tanto individuais quanto coletivas entre os seus colaboradores? Então você precisa conhecer a Metodologia OKR. 😄


Essa estratégia ajudou grandes empresas como Google, LinkedIn e algumas startups do Vale do Silício a terem sucesso. Não é pouca coisa não! 🔥


Mas já adiantamos que esse recurso pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa e os benefícios são garantidos. Quer saber mais? Não deixe de conferir até o final! 👇


O que é a Metodologia OKR?


A Metodologia OKR consiste em um modelo de gestão focado no alcance ou resolução de metas e objetivos por meio de métricas previamente pensadas e cuidadosamente estabelecidas. 🔍


Portanto, o principal objetivo dessa metodologia é promover o engajamento entre a equipe e aumentar os níveis de produtividade da empresa. 🚀


Não é à toa que OKR é a sigla em inglês para "Objective Key Results", que quer dizer “Objetivos e Resultados-Chave”.


Se você chegou até aqui, pode estar pensando que a Metodologia OKR é apenas um nome bonito para atingir seus objetivos e que não tem nada demais. 🤨


Mas calma, se você apressar o processo, não viverá o propósito. 💪


Como a Metodologia OKR funciona na prática?


Nada melhor do que conferir um exemplo, na prática, para tirar as suas dúvidas, certo?


A Metodologia OKR divide-se em basicamente 3 etapas, das maiores para menores, como se fosse um funil:


  1. Objetivos

  2. Resultados-Chave (key results)

  3. Iniciativas (execução)


Os objetivos são mais generalistas, então, normalmente é algo grandioso para a sua empresa. Alguns exemplos: ser referência na sua área de atuação, oferecer um atendimento pós-venda que fidelize clientes e mais. 🔋


Já as keys results (KR) são pequenas metas estabelecidas dentro de cada grande objetivo, como se fossem pequenos degraus de uma grande escada que te ajudarão a chegar no topo. 🏆


Por fim, temos as iniciativas, que é estabelecer o que cada funcionário ou equipe precisa fazer para concluir cada resultado-chave e, assim, concluir o objetivo final. ✅


Na prática: Metodologia OKR para aumentar as vendas


Para que fique mais claro, vamos a um exemplo simples de Metodologia OKR. Se você quer aumentar as vendas da sua loja, pode utilizar uma estrutura parecida com essa:


Objetivo #1: escalar as vendas de forma considerável.


  • KR #1: criar uma página de venda (landing page) para atrair um bom volume de leads

  • KR #2: entrar em contato com os leads mais qualificados através de e-mails ou WhatsApp para efetuar as vendas

  • KR #3: trabalhar com upselling para que o cliente compre mais de um produto


Depois de tudo muito bem estabelecido e com metas reais (atingíveis), o gestor seleciona os melhores colaboradores para cada key result e, assim, dá início à execução.


👉 Não há uma regra para o número de resultados-chave dentro de cada objetivo, mas é importante que eles não sejam tão longos para não prejudicar um ritmo acelerado e constante.


5 passos para implementar a Metodologia OKR na sua empresa


Agora que você sabe como funciona uma Metodologia OKR, vamos listar 5 passos simples para você dar os primeiros passos na implementação da Metodologia OKR.


Você vai precisar:


1. Definir objetivos transformadores para o seu negócio, mas sempre com metas claras, específicas e dentro da sua realidade.

2. Se for trabalhar com mais de um objetivo, categorize por ordem de importância ou pela agilidade da execução naquele momento (converse com a sua equipe para isso).

3. Estabeleça prazos curtos para obter a melhor eficiência da equipe.

4. Acompanhe constantemente os resultados, por exemplo, uma vez por semana.

5. Deixe os OKRs à vista de todos para que não aconteçam erros e todos sejam sempre lembrados.


Gostou deste conteúdo? Estamos sempre publicando artigos que vão fazer da sua empresa um negócio de sucesso. 🤝


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