A sua empresa vem enfrentando dificuldades para atingir metas, tanto individuais quanto coletivas entre os seus colaboradores? Então você precisa conhecer a Metodologia OKR. 😄
Essa estratégia ajudou grandes empresas como Google, LinkedIn e algumas startups do Vale do Silício a terem sucesso. Não é pouca coisa não! 🔥
Mas já adiantamos que esse recurso pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa e os benefícios são garantidos. Quer saber mais? Não deixe de conferir até o final! 👇
O que é a Metodologia OKR?
A Metodologia OKR consiste em um modelo de gestão focado no alcance ou resolução de metas e objetivos por meio de métricas previamente pensadas e cuidadosamente estabelecidas. 🔍
Portanto, o principal objetivo dessa metodologia é promover o engajamento entre a equipe e aumentar os níveis de produtividade da empresa. 🚀
Não é à toa que OKR é a sigla em inglês para "Objective Key Results", que quer dizer “Objetivos e Resultados-Chave”.
Se você chegou até aqui, pode estar pensando que a Metodologia OKR é apenas um nome bonito para atingir seus objetivos e que não tem nada demais. 🤨
Mas calma, se você apressar o processo, não viverá o propósito. 💪
Como a Metodologia OKR funciona na prática?
Nada melhor do que conferir um exemplo, na prática, para tirar as suas dúvidas, certo?
A Metodologia OKR divide-se em basicamente 3 etapas, das maiores para menores, como se fosse um funil:
Objetivos
Resultados-Chave (key results)
Iniciativas (execução)
Os objetivos são mais generalistas, então, normalmente é algo grandioso para a sua empresa. Alguns exemplos: ser referência na sua área de atuação, oferecer um atendimento pós-venda que fidelize clientes e mais. 🔋
Já as keys results (KR) são pequenas metas estabelecidas dentro de cada grande objetivo, como se fossem pequenos degraus de uma grande escada que te ajudarão a chegar no topo. 🏆
Por fim, temos as iniciativas, que é estabelecer o que cada funcionário ou equipe precisa fazer para concluir cada resultado-chave e, assim, concluir o objetivo final. ✅
Na prática: Metodologia OKR para aumentar as vendas
Para que fique mais claro, vamos a um exemplo simples de Metodologia OKR. Se você quer aumentar as vendas da sua loja, pode utilizar uma estrutura parecida com essa:
Objetivo #1: escalar as vendas de forma considerável.
Depois de tudo muito bem estabelecido e com metas reais (atingíveis), o gestor seleciona os melhores colaboradores para cada key result e, assim, dá início à execução.
👉 Não há uma regra para o número de resultados-chave dentro de cada objetivo, mas é importante que eles não sejam tão longos para não prejudicar um ritmo acelerado e constante.
5 passos para implementar a Metodologia OKR na sua empresa
Agora que você sabe como funciona uma Metodologia OKR, vamos listar 5 passos simples para você dar os primeiros passos na implementação da Metodologia OKR.
Você vai precisar:
1. Definir objetivos transformadores para o seu negócio, mas sempre com metas claras, específicas e dentro da sua realidade.
2. Se for trabalhar com mais de um objetivo, categorize por ordem de importância ou pela agilidade da execução naquele momento (converse com a sua equipe para isso).
3. Estabeleça prazos curtos para obter a melhor eficiência da equipe.
4. Acompanhe constantemente os resultados, por exemplo, uma vez por semana.
5. Deixe os OKRs à vista de todos para que não aconteçam erros e todos sejam sempre lembrados.
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