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Gestão de risco: veja como identificar e eliminar ameaças na sua empresa



Já imaginou o seu negócio preparado para os desafios do futuro e apto para lidar com adversidades, principalmente financeiras? Isso é o que a gestão de risco pode fazer pela sua empresa. 😃


Só quem passou pelas dificuldades proporcionadas pela pandemia da Covid-19 sabe como é difícil lidar com imprevistos, gastos inesperados e lucro em queda.


Além disso, muitos setores passam por modificações constantes devido à velocidade das inovações e de novas tecnologias empregadas, impactando até no comportamento de compra do consumidor.


Portanto, é preciso estar preparado para cenários em constante transformação, analisando e monitorando ameaças. Confira agora tudo sobre gestão de risco! ⬇️


Afinal, o que é gestão de risco?


A gestão de risco reúne estratégias para a identificação e o gerenciamento de ameaças que podem afetar negativamente um negócio ou organização, garantindo que não causem nenhum prejuízo. ✔️


Dessa forma, a gestão pode analisar, mapear e coordenar ações relacionadas aos riscos da empresa, garantindo uma tomada de decisão mais segura e eficiente, e com menos impactos negativos.


Esses riscos podem ser resultados do mercado interno ou externo, bem como das falhas humanas que podem prejudicar o negócio de alguma maneira.


Por meio da identificação de riscos, as empresas podem desenvolver estratégias proativas para lidar com potenciais problemas antes que eles se tornem crises. A análise cuidadosa dos riscos permite uma avaliação precisa de sua probabilidade de ocorrência e do impacto que podem ter nos objetivos da organização.


Ao avaliar riscos, as empresas podem determinar quais são aceitáveis dentro de seus limites de tolerância e quais exigem medidas corretivas. Isso pode envolver a implementação de controles internos, o desenvolvimento de planos de contingência ou a transparência de ricos por meio de seguros, ou contratos.


A gestão de risco é um processo contínuo e interativo. À medida que as condições do mercado e os objetivos da empresa mudam, os riscos também evoluem. Portanto, é crucial monitorar regularmente o ambiente de risco e revisar estratégias de gestão de acordo.


Logo, a gestão de risco é uma prática essencial para empresas que buscam proteger seus ativos, otimizar oportunidades e garantir sua resiliência em face da incerteza. 


Ao adotar uma abordagem sistemática e proativa para lidar com os riscos, as organizações podem fortalecer sua posição competitiva e alcançar seus objetivos de forma eficaz. 


Como identificar riscos na prática? 🔎





São milhares de riscos que podem prejudicar a empresa, além de cada ameaça ser diferente de um lugar para outro. Logo, é preciso estudar muito bem cada realidade.


Para facilitar o seu entendimento, um risco é composto por três variáveis: evento, consequência e causa. Vamos a um exemplo:


Um funcionário de uma provedora de internet foi desligado e ele ficava responsável pelo atendimento especializado ao público gamer. Com a sua saída, esse suporte foi paralisado.


  • Evento: desligamento do funcionário

  • Consequência: paralisação do atendimento especializado

  • Causa: ausência de funcionários especializados


Mas, como identificar corretamente os riscos para o seu negócio, na prática, de maneira eficaz? Continue lendo!


9 passos para implementar uma gestão de risco na sua empresa


1. Identifique e classifique os possíveis riscos


🔎 O primeiro passo para toda gestão de risco é identificar as possíveis ameaças do negócio e classificá-las com seus pontos fortes e fracos, porcentagem de despesa afetada, pessoas envolvidas e mais.


2. Faça uma análise qualitativa e quantitativa


A análise qualitativa e quantitativa é fundamental para entender as operações do negócio como um todo, ajudando a priorizar decisões estratégicas.


Uma análise qualitativa ajuda a determinar o grau de impacto que cada risco tem, além da sua probabilidade de acontecer. Já a quantitativa auxilia a mensurar os efeitos potenciais de situações já identificadas. 😉


3. Coloque o gerenciamento de riscos em ação


Após coletar as informações necessárias, chegou a hora da gestão começar o tratamento desses riscos, que inclui orientações baseadas em 5 condutas: evitar, reter, reduzir, transferir e explorar o risco. ✍️


4. Monitore as ações e os resultados


Com o tratamento bem definido, a gestão de risco precisa manter um monitoramento eficiente de todas as ameaças, as ações tomadas e os resultados obtidos. 🖥️


Esta etapa é fundamental para reduzir perigos já conhecidos, evitar que aconteçam novamente, ou caso ainda aconteçam, diminuir os seus impactos no negócio.


5. Análise do ambiente externo


Avalie o ambiente externo da empresa, incluindo fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e regulatórios que possam afetar o negócio. Isso pode envolver a análise de tendências de mercado, mudanças na legislação ou a entrada de novos concorrentes.


6. Brainstorming e discussões em grupo


Realize sessões de brainstorming com membros da equipe e partes interessadas para identificar uma ampla gama de riscos potenciais. Estimule a discussão aberta e a troca de ideias para garantir que nenhum aspecto seja negligenciado.


7. Análise de incidentes passados


Analise incidentes ou problemas que ocorreram no passado para identificar padrões ou áreas de vulnerabilidade. Isso pode fornecer insights valiosos sobre os tipos de riscos que a empresa enfrenta e como eles podem ser mitigados no futuro.


8. Utilização de ferramentas de análise de risco


Utilize ferramentas como análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), análise de causa raiz, análise de impacto e matriz de probabilidade e impacto para identificar e avaliar riscos potenciais de forma mais estruturada.


9. Feedback dos stakeholders


Solicite feedback dos principais stakeholders, incluindo clientes, fornecedores, parceiros e investidores, sobre os riscos que percebem no negócio. Suas percepções podem ajudar a identificar áreas de preocupação que não foram consideradas internamente.


Monitorar os resultados é importante para que a gestão possa tomar decisões estratégicas no futuro, sempre visando o melhor funcionamento da empresa e seu faturamento. 😃


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