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Vantagem competitiva: estratégias para aumentar o valor do seu negócio


pesssoas em sala de reunião em empresa discutindo sobre vantagem competitiva

Você já ouviu falar em vantagem competitiva? Esse é um termo chave no mundo dos negócios, é essencial entendê-lo para ter sucesso na sua empresa. 📈


A busca pela vantagem competitiva é algo constante no dia a dia das corporações, ela é o que move o mercado para frente, impulsionando a criação de inovações que facilitam a vida do consumidor. E ao contrário do que alguns empreendedores podem pensar, estar atento a esse conceito não é algo apenas para grandes empresas. 💼✨


Entender o que é vantagem competitiva ajudará, mesmo que seja um microempreendedor, a desenvolver o seu negócio de maneira mais rápida e eficaz, o poupando de cometer erros básicos. Nesse post você vai entender o principal sobre esse tema.


O que é vantagem competitiva?


Vantagem competitiva é qualquer característica de uma empresa que a diferencia positivamente das demais do mesmo ramo, dando a ela uma certa vantagem sobre as outras.


Esse diferencial pode ser no produto ou serviço oferecido, no atendimento, entre outros.


Esse ponto forte do negócio precisa ser explorado com inteligência, pois a longo prazo, isso vai melhorar a posição da empresa em seu setor, gerando mais lucratividade. Investir em uma vantagem competitiva irá tornar o seu produto ou serviço mais atraente para os clientes, fortalecendo a imagem da sua marca.


No momento em que o consumidor está indeciso, pensando qual empresa escolher para solucionar o seu problema, o seu diferencial terá um peso enorme na hora de tomar essa decisão, seja pelo preço, pela qualidade superior do produto oferecida, pela ambientação do ponto de venda, entre outros diferenciais.


Identificar o que tem mais peso para o seu cliente é fundamental, pois assim, você saberá em qual vantagem competitiva investir, tendo mais chances de sucesso.


Vantagem competitiva segundo Michael Porter 📚


Michael Porter é um professor e autor amplamente conhecido na área dos negócios, atualmente, ele leciona na Harvard Business School. De acordo com Porter, em seu livro, “vantagem competitiva”, o termo significa como uma organização reage às forças que regem a competição, diferenciando-se e entregando valor aos seus clientes através de suas vantagens.


O autor também é conhecido por criar as “cinco forças de Porter”, que seriam pontos críticos que as empresas deveriam explorar para obter vantagem competitiva. Esses pontos são:


  • Rivalidade entre concorrentes

  • poder de barganha dos clientes

  • poder de barganha dos fornecedores

  • ameaça de entrada de novos concorrentes

  • ameaça de produtos substitutos.


Estratégias para obter vantagem sobre os concorrentes


Analise a concorrência 🔎


Falar de vantagem competitiva sem citar a concorrência é impossível, sendo assim, você precisa ter o máximo de informações possíveis sobre as outras empresas do seu setor. Primeiro, é preciso saber identificar quem são seus concorrentes, pois eles não são apenas empresas com o produto ou serviço semelhante ao seu.


Na verdade, um concorrente pode ser qualquer empresa que possa atender às necessidades que a sua organização atende. Por isso, conheça bem essas empresas e saiba preço, nível de atendimento, ponto de venda, publico alvo. Ou seja, busque o máximo de informações qualificadas possível.


Entenda o seu público alvo 🎯


Você sabe quem são seus clientes, o que eles buscam na sua empresa, quais são seus hábitos? Tudo isso e muito mais é essencial para obter sucesso na sua estratégia de vantagem competitiva, conhecer o seu público e usar esse conhecimento de forma adequada vai garantir que a sua empresa tenha grande vantagem sobre as outras que não fazem isso corretamente.


Com isso, será mais fácil se comunicar com seu cliente, criando demanda de maneira eficaz.


Invista no relacionamento com o cliente 🤝


Sem um público engajado, qualquer negócio está fadado a não durar muito tempo no mercado, por isso, o relacionamento com os seus clientes é um ponto-chave na hora de obter vantagem competitiva. Essa é uma tática muito inteligente, pois ajudará a empresa a manter uma receita recorrente.


Dessa forma, o esforço para aprimorar as vantagens competitivas é tanto interno quanto externo, trabalhar o “customer engagement” é uma forma de estimular a vantagem por atendimento e diferenciação.


Economize para ter preços mais competitivos 💪


Oferecer bons preços também é uma das formas mais eficientes de obter vantagem competitiva, mas, para isso, você precisa economizar. 💡


Uma forma de fazer isso é não pagar impostos desnecessários. Quer saber se você tem como economizar nos seus impostos? 👉 Clique aqui e conheça nosso site. 🌐🔍


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