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Vantagem competitiva: estratégias para aumentar o valor do seu negócio


pesssoas em sala de reunião em empresa discutindo sobre vantagem competitiva

Você já ouviu falar em vantagem competitiva? Esse é um termo chave no mundo dos negócios, é essencial entendê-lo para ter sucesso na sua empresa. 


A busca pela vantagem competitiva é algo constante no dia a dia das corporações, ela é o que move o mercado para frente, impulsionando a criação de inovações que facilitam a vida do consumidor. E ao contrário do que alguns empreendedores podem pensar, estar atento a esse conceito não é algo apenas para grandes empresas. 


Entender o que é vantagem competitiva ajudará, mesmo que seja um microempreendedor, a desenvolver o seu negócio de maneira mais rápida e eficaz, o poupando de cometer erros básicos. Nesse post você vai entender o principal sobre esse tema.


O que é vantagem competitiva?


Vantagem competitiva é qualquer característica de uma empresa que a diferencia positivamente das demais do mesmo ramo, dando a ela uma certa vantagem sobre as outras.


Esse diferencial pode ser no produto ou serviço oferecido, no atendimento, entre outros.


Esse ponto forte do negócio precisa ser explorado com inteligência, pois a longo prazo, isso vai melhorar a posição da empresa em seu setor, gerando mais lucratividade. Investir em uma vantagem competitiva irá tornar o seu produto ou serviço mais atraente para os clientes, fortalecendo a imagem da sua marca.


No momento em que o consumidor está indeciso, pensando qual empresa escolher para solucionar o seu problema, o seu diferencial terá um peso enorme na hora de tomar essa decisão, seja pelo preço, pela qualidade superior do produto oferecida, pela ambientação do ponto de venda, entre outros diferenciais.


Identificar o que tem mais peso para o seu cliente é fundamental, pois assim, você saberá em qual vantagem competitiva investir, tendo mais chances de sucesso.


Vantagem competitiva segundo Michael Porter 


Michael Porter é um professor e autor amplamente conhecido na área dos negócios, atualmente, ele leciona na Harvard Business School. De acordo com Porter, em seu livro, “vantagem competitiva”, o termo significa como uma organização reage às forças que regem a competição, diferenciando-se e entregando valor aos seus clientes através de suas vantagens.


O autor também é conhecido por criar as “cinco forças de Porter”, que seriam pontos críticos que as empresas deveriam explorar para obter vantagem competitiva. Esses pontos são:


  • Rivalidade entre concorrentes

  • poder de barganha dos clientes

  • poder de barganha dos fornecedores

  • ameaça de entrada de novos concorrentes

  • ameaça de produtos substitutos.


Inovação é a chave para a vantagem competitiva


A inovação é como o motor que mantém uma empresa sempre à frente da concorrência. Se você quer jogar o jogo dos negócios por muito tempo, precisa entender que inovar não é só lançar produtos novos ou tecnológicos. 


É criar soluções que façam a vida dos seus clientes mais fácil, ou que resolvam problemas de uma maneira que ninguém tinha pensado antes. E quando você faz isso, bum! Conquista uma vantagem competitiva que pode durar por anos. 


Por que inovação é importante?


No mundo dos negócios, quem não inova fica para trás. Pense nos gigantes que não se adaptaram, como a Kodak, que ignorou a câmera digital e acabou ficando de lado. Enquanto isso, empresas como a Apple ou Amazon estão sempre inventando algo novo, ou melhorando o que já existe, e é por isso que elas continuam liderando. 


Isso não quer dizer que você precise ser do tamanho dessas empresas para inovar, mas sim ter a mentalidade de que há sempre uma maneira nova, melhor ou diferente de fazer o que você já faz.


Inovar vai além da tecnologia


Muitas vezes, quando a gente pensa em inovação, vem à cabeça robôs, IA ou algum produto super tecnológico. Mas a inovação pode estar em qualquer área da empresa. Pode ser no jeito como você lida com seus clientes, na forma como gerencia a equipe ou até mesmo nos seus processos internos. 


Um exemplo clássico é o Uber: não inventaram o carro, nem o táxi, mas inovaram no jeito de conectar motorista e passageiro, resolvendo uma série de problemas para ambos os lados.



Como a inovação cria vantagem competitiva?


1. Você se destaca no mercado


Quando você inova, oferece algo que ninguém mais tem, seja um produto, um serviço ou uma experiência. Isso faz com que as pessoas escolham você, mesmo que a concorrência seja forte. 


Por exemplo, as marcas de tênis estão por aí há décadas, mas a Nike continua inovando na tecnologia dos seus produtos, como os modelos com retorno de energia, e isso mantém a marca relevante.


2. Fidelização de clientes


Clientes gostam de novidades, especialmente quando essas inovações tornam a vida deles mais fácil ou trazem benefícios reais. Se a sua empresa está sempre um passo à frente, os clientes vão voltar, e o mais importante, vão se tornar fiéis à sua marca. 


Pensa só no Spotify. Eles estão sempre ajustando o algoritmo para melhorar as recomendações de música, tornando a experiência cada vez mais personalizada. É isso que mantém os usuários ativos, ao invés de migrarem para outros serviços.


3. Melhora a eficiência interna


Inovar também pode ser sobre melhorar seus processos internos, economizando tempo e dinheiro. Se você encontra maneiras mais eficientes de produzir, entregar ou gerenciar, está criando uma vantagem competitiva ao reduzir seus custos ou melhorar a qualidade dos produtos. 


Empresas que conseguem manter uma produção ágil, com menos desperdício, conseguem oferecer melhores preços ou mais qualidade.


Inovação é um ciclo, não um evento único


Uma armadilha que muitas empresas caem é achar que basta uma grande inovação para garantir a liderança no mercado para sempre. O problema é que, assim como você, os concorrentes também estão de olho em novidades. E se você parar de inovar, a vantagem competitiva que você tinha pode evaporar rapidinho.


Por isso, a inovação precisa ser um processo contínuo. E isso envolve criar um ambiente dentro da sua empresa onde novas ideias possam surgir, ser testadas e implementadas. 


Pense no Google e suas "20% do tempo livre" para os funcionários pensarem em projetos paralelos. A ideia é que, quanto mais liberdade e incentivo à inovação, mais chances de você encontrar a próxima grande solução que vai te manter relevante.


Estratégias para obter vantagem sobre os concorrentes


Analise a concorrência 


Falar de vantagem competitiva sem citar a concorrência é impossível, sendo assim, você precisa ter o máximo de informações possíveis sobre as outras empresas do seu setor. Primeiro, é preciso saber identificar quem são seus concorrentes, pois eles não são apenas empresas com o produto ou serviço semelhante ao seu.


Na verdade, um concorrente pode ser qualquer empresa que possa atender às necessidades que a sua organização atende. Por isso, conheça bem essas empresas e saiba preço, nível de atendimento, ponto de venda, publico alvo. Ou seja, busque o máximo de informações qualificadas possível.


Entenda o seu público alvo 


Você sabe quem são seus clientes, o que eles buscam na sua empresa, quais são seus hábitos? Tudo isso e muito mais é essencial para obter sucesso na sua estratégia de vantagem competitiva, conhecer o seu público e usar esse conhecimento de forma adequada vai garantir que a sua empresa tenha grande vantagem sobre as outras que não fazem isso corretamente.


Com isso, será mais fácil se comunicar com seu cliente, criando demanda de maneira eficaz.


Invista no relacionamento com o cliente 


Sem um público engajado, qualquer negócio está fadado a não durar muito tempo no mercado, por isso, o relacionamento com os seus clientes é um ponto-chave na hora de obter vantagem competitiva. Essa é uma tática muito inteligente, pois ajudará a empresa a manter uma receita recorrente.


Dessa forma, o esforço para aprimorar as vantagens competitivas é tanto interno quanto externo, trabalhar o “customer engagement” é uma forma de estimular a vantagem por atendimento e diferenciação.


Economize para ter preços mais competitivos 


Oferecer bons preços também é uma das formas mais eficientes de obter vantagem competitiva, mas, para isso, você precisa economizar. 


Uma forma de fazer isso é não pagar impostos desnecessários. Quer saber se você tem como economizar nos seus impostos? Clique aqui e conheça nosso site. 


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