top of page

Cansado de perder dinheiro? Conheça o mapeamento de processos para empresas



Se você tem uma empresa e está cansado de tantos custos e despesas, precisa conhecer os benefícios de um bom mapeamento de processos. 🔥


Essa técnica é fundamental para que a sua empresa se torne cada vez mais eficiente e competitiva, independentemente do tamanho do seu negócio.


Isso acontece porque o mapeamento de processos é fundamental para empresas que desejam padronizar as suas atividades e alavancar a sua produção.


Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como o mapeamento de processos realmente funciona. Mas nós vamos te ajudar com isso, pois aqui você vai conferir tudo sobre o assunto. Boa leitura! 😃


Afinal, o que é o mapeamento de processos?


O mapeamento de processos é uma técnica utilizada dentro das empresas para que se possa entender as suas operações de forma clara, simples e objetiva.


Dessa forma, os gestores e colaboradores passam a entender melhor como cada processo funciona internamente para melhorar o fluxo de trabalho como um todo. 💯


Com observação constante, mudança de práticas e coleta de dados, é possível padronizar os processos, facilitando a rotina e agregando valor ao negócio. 😉


Economia e gestão: 3 benefícios do mapeamento de processos


Em suma, todos os benefícios que listamos aqui têm como base a padronização do trabalho e buscam trazer mais economia e entrada de capital para a empresa. Confira ao longo dos tópicos:


1. Identificar gargalos


Você sabe por que os gargalos acontecem nas empresas? Basicamente, esse “engasgo” ocorre quando a demanda está maior que a capacidade de produção da empresa.


Isso acontece com frequência em equipes que estão com altas demandas para um curto prazo, acumulando cada vez mais trabalho.


Os gargalos não acontecem apenas pela grande quantidade de trabalho, mas também por falta de ferramentas, habilidades, treinamentos, supervisão e mais. Ao mapear os processos, é possível encontrar a raiz do problema e fazer as mudanças necessárias. 🙌


2. Prever recursos


Prever recursos é importante para vários motivos e conhecer os detalhes de cada processo faz toda a diferença.


A previsão de recursos vai te ajudar a evitar surpresas desagradáveis ​​no futuro, como equipamentos quebrados e ausência de matéria prima. Trabalhar com previsões pode ajudar você a economizar dinheiro no médio a longo prazo. 💸


Dessa forma, o controle da produção é muito mais efetivo e assertivo, reduzindo problemas como atraso nas entregas, custos desnecessários e despesas mais altas do que deveriam ser.


3. Estimar custos


A estimativa de custos segue a mesma premissa da previsão de recursos, pois permite que você saiba antecipadamente quanto dinheiro você precisará ter para cobrir as despesas e os custos.


👉 Essa estimativa permite que a gestão saiba aproximadamente o que será demandado, a quantidade dessa demanda e o trabalho necessário para realizá-la. Assim, a sua empresa otimiza processos e economiza capital.


Como o mapeamento de processos funciona na prática?


O mapeamento de processos e os seus fluxogramas podem ser utilizados em diversos cenários e para diversas finalidades. Veja aqui algumas delas:


  • Analisar como um processo pode ser melhorado do início ao fim

  • Apresentar para outras pessoas como um processo é feito

  • Melhorar a comunicação entre os envolvidos no mesmo processo

  • Oferecer uma comunicação visual que facilite novas ideias e o acesso a informações e dados

  • Mostrar conexões entre diferentes trabalhos com sequências detalhadas e mais


Consultoria e gestão financeira é com a Betel Contabilidade


Sites como o Lucidchart e o Creately te ajudam a dar os primeiros passos para os seus fluxogramas e mapas de processos.


Mas se você tem dúvida de como começar o seu mapeamento de processos, nós da Betel Contabilidade oferecemos uma consultoria com orientações gerenciais através de processos inteligentes e otimizados.


➡️ Clique aqui e conheça as nossas soluções contábeis que vão impactar positivamente a sua gestão. 🚀


18 visualizações0 comentário
bottom of page