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Controle de estoque: conheça 3 métodos de gerenciar seus produtos


homem conferindo estoque em prateleiras enormes com caixas

O controle de estoque é um ponto crucial para o sucesso de um negócio, você sabia disso? Em um cenário empresarial de constante evolução, essa se torna uma peça-chave no sucesso de qualquer empreendimento.


A capacidade de gerenciar eficazmente seus produtos não apenas garante que você atenda a demanda dos clientes, mas também pode resultar em economias significativas e melhores tomadas de decisão para o seu negócio.


Para empreendedores que buscam aprimorar o seu controle de estoque, exploramos nesse post cinco métodos essenciais que podem ajudar a otimizar a gestão de produtos, melhorar a eficiência operacional e aumentar a lucratividade.


O que é controle de estoque


Controle de estoque é nada mais é que uma maneira de gerenciar e acompanhar os produtos ou materiais que uma empresa tem em estoque. É como manter um registro detalhado sobre tudo o que a empresa compra, vende e armazena.


Essa é uma etapa da cadeia de suprimentos (suply chain) que requer planejamento e informações organizadas para ser bem-sucedido.


Dessa forma, gerenciar um estoque é muito mais do que apenas organizar os materiais, é algo que envolve:


Registrar


Anotar todos os itens que entram no estoque (compras) e todos os itens que saem (vendas ou uso interno).


Acompanhar


Manter um registro atualizado do que está disponível em estoque a qualquer momento. Isso pode ser feito manualmente ou usando sistemas de computador.


Prever


Usar os dados do controle de estoque para fazer previsões sobre o que você precisará comprar no futuro, garantindo que você não fique sem produtos populares ou gaste dinheiro desnecessariamente comprando em excesso.


Evitar perdas


Controlar as datas de validade, se aplicável, para evitar o desperdício de produtos vencidos.


Logo, o controle de estoque é quase como uma “contabilidade” dos produtos de uma empresa, ajudando a manter o equilíbrio entre o que está disponível para a venda e o que precisa ser reabastecido, garantindo o funcionamento eficiente do negócio.


Por que o gerenciamento de estoque é importante


A gestão correta e estratégica de um estoque contribui para reduzir custos e elevar a produtividade da equipe e a satisfação dos consumidores.


Desse modo, é um fator crucial para melhorar operações internas, lucratividade e favorecer o sucesso.


Além disso, os dados precisos de estoque permitem que a empresa tome decisões mais informadas, como quando fazer pedidos, como ajustar os preços e como planejar a produção.


Métodos de controle de estoque


Veja agora quais são os métodos de controles mais indicados:


1. PEPS


Essa é uma sigla que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair” e é um dos modelos mais antigos e mais utilizados na gestão de estoque, principalmente com produtos perecíveis.


Essa metodologia organiza os produtos conforme a ordem cronológica, dessa forma, a probabilidade de haver desperdícios é muito baixa.


Logo, os itens mais antigos são vendidos ou utilizados primeiro, evitando sua obsolescência. Por exemplo, suponha que algumas maçãs foram compradas em três datas diferentes:


  • Lote de maçãs A: comprado em 1 de maio;

  • lote de maçãs B: comprado em 15 de maio;

  • lote de maçãs C: comprado em 30 de maio.


Usando o método PEPS, quando você vende as maçãs, você começa vendendo as do lote A, seguidas pelas do lote B e por último, as do lote C. Isso garante que as maçãs antigas sejam vendidas antes das mais recentes.


2. UEPS


Sendo exatamente o oposto do PEPS, essa sigla significa “último a entrar, primeiro a sair”, logo, aqui são priorizados os produtos que entraram por último no estoque. Essa metodologia atua para facilitar a venda de itens parados há muito tempo no estoque, evitando perdas.


Ela assume que os itens mais recentes são os mais valiosos, uma vez que, refletem os preços de mercado atuais.


Imagina que uma loja de roupas comprou camisetas em datas diferentes:


  • Camiseta A: comprada em janeiro;

  • Camiseta B: comprada em março;

  • Camiseta C: comprada em maio.


A metodologia UEPS determina que, quando você vende uma camiseta, é sempre a mais recentes que chegou no estoque.


Nesse caso, seria vendido primeiro a camiseta C, depois a B e a camiseta A. Isso pode ajudar na manutenção da qualidade do produto, no acompanhamento dos preços e no aproveitamento de promoções.


3. Curva ABC


Essa técnica é muito utilizada na gestão de estoque, pois considera fatores como giro, faturamento e lucratividade.


Por isso, para explorar melhor o potencial do setor, o método classifica os produtos em 3 categorias, com base em sua importância relativa: A, B e C.


Funciona da seguinte maneira:


Categoria A


Aqui estão os produtos mais importantes, eles podem representar uma pequena porcentagem do total de produtos que você vende, mas geram a maior parte das vendas e dos lucros. Por exemplo, 20% de produtos podem gerar 80% das vendas.


Categoria B


Esses produtos são moderadamente importantes, eles representam uma parte significativa dos produtos vendidos e dos lucros, mas não tanto quanto os da categoria A. Por exemplo, 30% dos produtos podem gerar 15% das vendas.


Categoria C


Estes são os produtos menos importantes, eles são numerosos, mas representam uma pequena parte das vendas e dos lucros. Por exemplo, 50% dos produtos podem gerar apenas 5% das vendas.


A maior vantagem da curva ABC é que ela te ajuda a direcionar o seu foco.


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