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Aprenda como otimizar o seu tempo na hora de vender



Você sabia que grande parte do processo de vendas é um processo de informação, argumentação e convencimento? 💬 É a partir desses aspectos que você pode otimizar bastante seu trabalho com a criação de automações e estratégias de comunicação.

O processo de vender hoje é trabalhado pelo conceito muito conhecido, chamado funil de vendas. 💵

A ideia do funil de vendas é que existem etapas das quais os seus prospects avançam até comprar seu produto ou serviço: uma jornada que vai desde o primeiro momento que ele ouviu falar de você (seja por uma propaganda, ou por boca a boca) até o momento que ele acaba comprando de você. 🛣️

Quando você desenha bem esse funil, anotando todas as etapas pelas quais as pessoas passam até virarem seu cliente, fica mais fácil entender onde você pode automatizar o processo chamado “nutrição do lead”, que nada mais é que alimentá-lo de informações, argumentos, benefícios de sua empresa, produto ou serviço. 📄


Então a primeira coisa que você precisa fazer é anotar todas as possíveis etapas que uma pessoa passa até comprar de você. Fazendo isso você elabora conteúdos sobre seu produto ou serviço para cada etapa dessa jornada, de forma que vá fazendo com que a pessoa conheça as particularidades de seu negócio, perceba os benefícios de seus produtos e conheça suas soluções. Isso pode ser feito através de textos de email bem elaborados, imagens, vídeos, apresentações, etc. 📲

Depois disso feito, é hora de procurar um sistema que automatize esse envio de conteúdos (por email ou WhatsApp), 🖥️ e que você consiga saber se ele abriu o email, se deu o play no vídeo, se baixou a imagem, etc. Esses sistemas são chamados CRM (Customer Relationship Management) que em português significa: Gestão do Relacionamento com o Cliente.


Aqui na Betel nós usamos o RD Station. Toda vez que um novo contato entra através do site, ele passa a receber emails da gente. 📩 Vamos “nutrindo” esse contato até que ele vire cliente. 🤝


Quando ele vira cliente, temos outra régua de conteúdos automatizadas da qual ele recebe numa sequência que definimos previamente, e que vai a cada email falando sobre algum aspecto da Betel, para que desde o princípio o cliente conheça os nossos setores, nossas soluções, opine sobre a gente no Google, etc.

Outra opção para otimização do seu processo de vendas é terceirizar seu setor comercial 👨‍💻👩🏻‍💻contratando uma empresa que faz os contatos e cria uma força comercial para seu negócio. Existem algumas empresas adotam essa estratégia. É uma prática comum e que funciona muito bem para muitos produtos ou serviços. Aqui na Betel a gente prefere não terceirizar o coração de nosso negócio. Mas isso é apenas uma questão de preferência. É um modelo que você pode tentar em seu negócio e dar bastante certo. ✅

E para fechar vou indicar alguns sistemas de CRM que podem te ajudar nessa automação do processo de vendas:

  • RD Station

  • Pipedrive

  • Sales Force

  • Lead Lovers

  • Hubspot

  • Agendor

Existem muitos outros. Cada um tem suas particularidades e funcionalidades.

Por fim o que te aconselho é: otimize seu tempo automatizando partes de seu processo de vendas e procure um sistema ou solução que se adeque ao seu negócio e ao seu perfil. 🎯


Até a próxima! 👋


Lucas Gurgel CEO Betel Contabilidade

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