Se você está pensando em abrir um negócio, precisa ter controle total dos lançamentos financeiros e contábeis, ou seja, ter clareza para onde vai e de onde vem o dinheiro da sua empresa. 💸
E quando se trata de gerenciar as finanças da melhor maneira, todo empreendedor precisa conhecer o Regime de Competência, uma metodologia que facilita o acompanhamento de todas as movimentações. 📊
O que é Regime de Competência?
O Regime de Competência é um princípio contábil que estabelece que as receitas e as despesas devem ser registradas no momento em que são geradas, independentemente de serem pagas ou recebidas. 🗓️
Por exemplo, se a sua empresa tiver realizado uma despesa em outubro, com pagamento previsto somente para dezembro, o registro contábil será efetuado em outubro, sendo esse o mês considerado de competência para a despesa.
Como as transações financeiras são registradas no período em que ocorrem, isso reflete na realidade econômica da empresa, logo, você tem uma maior noção das suas movimentações e não toma decisões precipitadas. ✔️
Benefícios do Regime de Competência para a sua empresa
Visão ampla e precisa das finanças 💰🎯
Como as receitas e despesas são registradas no período em que são geradas no Regime de Competência, você sabe qual é a realidade econômica da empresa naquele momento, logo, tem uma maior noção das suas movimentações.
Dessa forma, você poderá avaliar com mais precisão a rentabilidade, identificar tendências, tomar decisões estratégicas com base em dados confiáveis e fugir do “achismo”.
Portanto, além de ter uma visão mais ampla da saúde financeira do seu negócio, terá a certeza de que os resultados analisados estão de acordo com a realidade.
Análise comparativa a longo prazo 🗓️📊
O Regime de Competência também é fundamental para saber, de fato, se o seu negócio está indo bem ao longo do tempo, uma vez que poderá realizar análises comparativas, identificar tendências de crescimento, saber quando houve um declínio e tomar as medidas necessárias para otimizar as finanças.
Auxílio para documentos 📝💻
O Regime de Competência ainda permite que você tenha um auxílio para a elaboração de documentos, como o DRE (Demonstrativo de Resultados de Exercício), que apresenta o cenário real do planejamento das finanças internas.
Regime de Competência e Regime de Caixa são a mesma coisa?
Não. Ao contrário do Regime de Caixa, no qual as receitas e as despesas são registradas apenas quando o dinheiro é efetivamente recebido ou pago, o Regime de Competência leva em consideração o fato de que as transações podem ocorrer em momentos diferentes, mas com impacto nos resultados em períodos anteriores ou posteriores.
👉 Na prática funciona assim: suponha que o seu negócio realize a venda de um produto que será pago em duas parcelas (30 e 60 dias).
No Regime de Competência, a contabilização dessa venda ocorre no momento em que ela foi realizada. Ou seja, é como se o valor já estivesse "registrado" no caixa da empresa. Por outro lado, no Regime de Caixa, esse valor só será contabilizado após o recebimento da última parcela.
Quer ter uma visão mais clara do seu negócio? 🚀
Conte com a Betel Contabilidade para garantir que você esteja aplicando corretamente o Regime de Competência e cumprindo todas as regulamentações contábeis.
Comments