top of page

Como emitir NFe? Saiba como dar os primeiros passos



Todas as empresas têm a obrigação de registrar a compra e a venda de produtos e serviços. Então, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) se torna fundamental para uma emissão facilitada. 🙌


Como as NFe automatizam processos que seriam feitos à mão, elas diminuem as chances de erros na hora de preencher dados. Além disso, torna o armazenamento mais fácil de gerenciar, uma vez que tudo é guardado digitalmente. 💻


Por outro lado, para quem nunca teve contato com NFe, pode ser um começo bastante confuso. É importante conhecer todos os processos que antecedem a emissão propriamente dita.


Para que você conheça os primeiros passos nesse mundo novo, acompanhe a leitura até o final e saiba mais sobre como emitir a sua NFe. 👇


Não sabe como emitir NFe? Veja os 5 primeiros passos


Antes mesmo de emitir a sua primeira NFe, é preciso seguir algumas etapas. Listamos tudo de forma simples e rápida para que você não tenha problemas lá na frente.


1. Identifique o tipo de NFe a ser emitido


Dependendo da operação que precisa ser registrada, existe mais de um tipo de Nota Fiscal Eletrônica que pode ser utilizada.


Basicamente, as NFe podem ser de:


  • Produto: para bens e mercadorias, incluindo compra e venda, remessa, retorno, devolução, exportação, importação, entre outros.

  • Serviço: para a prestação de serviços.

  • Consumidor: no caso de vendas diretas sem identificação do comprador, usadas no varejo (equivalente ao cupom fiscal).


Portanto, o primeiro passo é simplesmente identificar qual (ou quais) desses tipos de notas fiscais a empresa precisa emitir com base nas atividades realizadas. ✔️


2. Obtenha um certificado digital


Para validar as suas NFe de maneira jurídica, a empresa precisa ter um certificado digital. Esse documento funciona como uma assinatura para pessoas jurídicas e garante a autenticidade de transações online. 🔒


Você deve adquirir um certificado digital de uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). No site da ICP-Brasil, você encontra uma lista atualizada de empresas autorizadas a comercializar o certificado digital. 🤳



3. Faça o cadastro fiscal junto ao governo


✍️ Para emitir Notas Fiscais Eletrônicas é preciso fazer um cadastro junto ao governo e obter uma autorização do órgão responsável. Esse credenciamento é diferente para empresas de comércio e de prestação de serviços.


Por exemplo, uma empresa de comércio faz o cadastramento na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), já uma prestadora de serviço faz junto à prefeitura.


4. Escolha o emissor da NFe


📤 O empreendedor tem duas opções: usar um emissor gratuito e oficial do governo (Sefaz ou prefeitura) ou usar um emissor próprio integrado ao sistema do governo.


Porém, os emissores oficiais não são integrados ao sistema de gestão da empresa e apresentam muitas limitações, como a necessidade de digitar os dados novamente e dificuldades para lidar com um grande número de notas fiscais. 👎


Além disso, armazenar as notas fiscais no computador próprio não é seguro, pois os arquivos podem ser facilmente corrompidos, perdidos ou expostos em caso de ataques cibernéticos. No caso das prefeituras, a maioria das NFe são emitidas pelo próprio portal do contribuinte.


5. Comece a emitir as suas NFe


Depois de obter permissão do órgão regulador, obter um certificado digital e um emissor, você está pronto para emitir as suas Notas Fiscais Eletrônicas (NFe). 👏


Quando acessar o sistema pela primeira vez, verifique se todos os dados estão corretos, como a inscrição municipal, o CNPJ, a razão social, o regime tributário da empresa e suas atividades.


Conte com o auxílio de um especialista


Agora você sabe o que é preciso para emitir uma NFe, mas o primeiro contato é sempre complicado. Afinal, cada etapa que falamos acima possui as suas burocracias.


Por isso, para que você não enfrente dificuldades no caminho, é fundamental contar com uma empresa especialista para lhe ajudar do início ao fim desse processo.


A Betel Contabilidade possui a expertise necessária para que você comece a emitir as suas NFe sem erros e com mais rapidez.



18 visualizações0 comentário
bottom of page