top of page

Como abrir um MEI: passo a passo para abrir e formalizar seu negócio



mulher jovem empreendedora pesquisando sobre abrir o MEI

Se você está pensando em como abrir um MEI, provavelmente está querendo abrir o seu primeiro negócio ou então deseja regularizar uma situação irregular, certo? 🙂


Em ambos os casos, a abertura do MEI é muito importante para que você, empreendedor, possa usufruir de benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, além de poder emitir notas fiscais. 📜


Continue a leitura até o final e saiba tudo sobre abertura de MEI! 👇

Passo a passo: como abrir um MEI em 6 etapas


1. Atender aos requisitos para se tornar um MEI ✔️


Antes de tudo, é importante que a sua profissão ou seu negócio atenda às condições para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), que são:


  • Não ter participação como sócio ou titular em outra empresa

  • Faturar no máximo R$ 81 mil por ano

  • Exercer as atividades permitidas, sendo possível registrar uma atividade principal e até 15 atividades secundárias.


2. Criar sua conta MEI no site Gov.br 💻


O próximo passo é criar sua conta no Gov.br, que é o site oficial do Governo Federal. Para criar sua conta MEI, acesse o “Portal do Empreendedor” e vá para o serviço de formalização do MEI. Lá, clique em "Quero ser" e escolha entre "Formalize-se" ou "Gov.br".


O cadastro no Gov.br oferece acesso a diversos serviços públicos digitais, sem precisar sair de casa, pegar filas, realizar impressões ou autenticações de documentos.


Existem muitos sites que prometem te ensinar a como abrir um MEI, porém, lembramos que o processo pode ser realizado de forma simples no Portal do Empreendedor.


3. Completar o cadastro no Portal do Empreendedor ✍️


Agora é hora de preencher suas informações de cadastro no Portal do Empreendedor para continuar o processo de obtenção do seu MEI. Clique em "Formalize-se", insira os dados da sua conta Gov.br que criou e autorize o acesso aos seus dados por meio do Portal do Empreendedor — Área do Usuário da Redesim.


Insira o número do recibo de sua declaração de imposto de renda ou do título de eleitor e o número do seu telefone celular. Um código será enviado a você por SMS, que você deve confirmar no site para a sua segurança.


4. Escolher o nome fantasia e atividades do MEI 💼


Após o cadastro, é necessário selecionar um nome fantasia para a sua empresa, ou seja, o nome que usará comercialmente e escolher as atividades que serão realizadas.


Além disso, defina onde você pretende atuar: em casa, em um endereço comercial, como ambulante, porta a porta ou online, por exemplo. Em alguns casos, as atividades contidas no MEI são limitadas, mas tente ser o mais fiel possível ao descrever suas atividades para evitar complicações futuras.


5. Definir o endereço 🏢


Para abrir um MEI, é necessário fornecer o CEP do seu endereço residencial e o CEP do local do seu negócio. Uma dúvida comum nesta etapa é: "Posso usar meu endereço residencial como o do MEI?" A resposta é sim.


Afinal, você pode exercer uma atividade online, ou seja, que trabalhe de forma remota.


6. Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) 📝


O último passo para abrir um MEI é a emissão do CCMEI. Depois de ler o certificado, selecione todas as declarações obrigatórias para o MEI. O certificado comprova a sua inscrição como MEI e será emitido com o CNPJ e o número de registro na Junta Comercial.


Ficou com alguma dúvida?



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page