top of page

Sociedade Empresária Limitada: o que é, como funciona e mais



Existem diversas formas de abrir uma empresa, mas o que importa é fazer as coisas acontecerem. E, para tirar os planos do papel, um dos principais fatores é decidir se irá abrir um negócio sozinho ou não.


Existem diferentes tipos de sociedade empresarial, como a Sociedade Empresária Limitada, que possui as suas vantagens financeiras, jurídicas e de segurança para quem deseja empreender. 🏢💼


Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de empresa.


O que é Sociedade Empresária Limitada?


A Sociedade Empresária Limitada (LTDA) é uma empresa definida pela separação do patrimônio pessoal dos sócios do patrimônio investido. Mas o que isso quer dizer?


Isso significa que, em caso de dívidas ou prejuízos, os sócios não precisam arcar com mais do que o valor que investiram na empresa. 🤝


Não é à toa que a Sociedade Empresária Limitada é um dos tipos de empresas mais procuradas no Brasil, principalmente para pequenas e médias empresas, já que oferece um grau de proteção para os sócios, sem exigir um capital social mínimo muito alto. 🙌


Na prática, como funciona a gestão de uma Sociedade Empresária Limitada?


Uma Sociedade Empresária Limitada pode ser constituída por uma ou mais pessoas, que serão os sócios da empresa. Cada sócio é responsável pelo investimento de uma determinada quantia de dinheiro na empresa, que é chamado de capital social.


O capital social é importante porque define a participação de cada sócio na empresa e também influencia como as decisões são tomadas na gestão. Por exemplo, se um sócio investir mais dinheiro na empresa do que outro, ele terá mais poder de decisão na hora de tomar as principais decisões. 🎯


Outra característica importante das Sociedades Empresárias Limitadas é que elas têm um prazo de duração determinado. Esse prazo pode ser renovado ao final de cada período, caso os sócios desejem continuar com a empresa.


Características de uma Sociedade Empresária Limitada


Contrato Social


📝 A Sociedade Empresária Limitada é constituída por meio do Contrato Social, que é o documento-base para o registro legal. Esse contrato define as regras de funcionamento da empresa, como a participação de cada sócio, as quotas, a administração, entre outros aspectos.


Ter pelo menos dois sócios


👥 A Sociedade Empresária Limitada é composta por pelo menos dois sócios. Porém, nem todo sócio precisa trabalhar ativamente na empresa.


Por exemplo, enquanto um dos sócios “coloca a mão na massa” e cuida de atividades diárias, outro sócio pode ser um investidor que atua na parte financeira, contribuindo para resultados complementares às do sócio mais ativo.


Divisão em Quotas


💰 Na Sociedade Empresária Limitada (LTDA), a divisão é feita em quotas, que são porcentagens que cada sócio tem direito sobre a empresa.


Essas quotas são definidas no Contrato Social e podem variar de acordo com a participação financeira de cada sócio ou com outros critérios estabelecidos no contrato.


Se o negócio for desfeito, cada sócio terá direito à sua respectiva quota, ou seja, àquela porcentagem que lhe foi atribuída no contrato.


Balanço Patrimonial


📊 No Brasil, a contabilidade é obrigatória para empresas LTDA, pois documentos como o Balanço Patrimonial são enviados aos órgãos fiscalizadores para identificar qualquer irregularidade no pagamento de impostos ou atividades suspeitas.


O Balanço Patrimonial deve ser feito ao final de cada período para cumprir uma exigência legal e permitir a conferência da situação financeira da empresa por todos os sócios. É a partir desse documento que é possível decidir a divisão de lucros ou não, conforme o resultado do momento.


É importante manter a contabilidade em dia para garantir a transparência e a legalidade dos negócios da empresa.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page