Muitos empresários nos chegam com essa pergunta: "será que rola eu não emitir nota fiscal para meus produtos ou serviços?". E de cara eu respondo: emita nota fiscal de tudo que você vende.
Se você é uma empresa de comércio e vende algum produto, significa que você comprou algo através de uma nota fiscal, e isso que você comprou entra em seu estoque . Logo, quando você vende o produto, é preciso dar a baixa nele no sistema para que o estoque diminua.
Mas isso nem sempre acontece.
Às vezes você compra um produto com nota e vende sem nota. Ou também compra um produto sem nota e vende com nota.
Meu conselho é: não faça isso!
Jamais faça uma transação dessas, porque a SEFAZ tem diversos mecanismos e sistemas que cruzam informações e conseguem averiguar essas faltas nas emissões. E isso pode ser extremamente prejudicial para seu negócio.
Então se você comprar com nota, você deve vender com nota. E se você comprar sem nota, pode vender sem nota também.
Por regra, tudo que você compra precisa ter nota fiscal. E tudo que você vende também.
Se você não emite nota fiscal você está sonegando imposto. E você pode ter diversos problemas de juros, multas e penalizações das mais leves às mais severas, dependendo do caso.
Se você trabalha com comércio seu estoque vai estar sempre furado . As informações de seu estoque estarão desatualizadas, e isso pode acarretar um problema administrativo grande.
Se você trabalha com serviços o conselho também é o mesmo: emita nota fiscal.
Muitos empresários acreditam estar economizando dinheiro quando não emitem nota fiscal. No curto prazo, sim, a economia existe , mas no longo prazo, a não emissão da nota podem gerar um prejuízo maior que a economia. Por mais que o Brasil tenha impostos altos, é melhor trabalhar dentro da linha para que seu negócio não esteja sempre em risco e sua cabeça esteja tranquila. Veja abaixo o vídeo que preparamos sobre esse assunto:
Lucas Gurgel CEO Betel Contabilidade.
Comments