top of page

O que é Pró-Labore e como definir o seu valor?


Primeiro é importante definir: o que é Pro Labore?


O pró-labore é conhecido como o “salário do sócio”: uma obrigação mensal para os sócios que trabalham ou administram a empresa. Muito parecido com o salário do modelo CLT de trabalho, o valor deve contar como contribuição ao INSS para aposentadoria ou outro benefício da previdência oficial. Vale ressaltar que o pró-labore não gera benefícios como: 13º salário e férias.


Como definir seu pró-labore?


Essa é uma pergunta que sempre me fazem.

Não existe uma regra definida, mas o que geralmente se faz?


Contabilmente falando, fazemos um registro de um valor mínimo de pró-labore e o restante da remuneração dos sócios acontece através da distribuição de lucros do negócio (quando existe).


O valor definido pelo quadro societário fica a critério de cada empresa.


Mas entenda que o valor de seu pró-labore seria próximo ao valor de alguém que você contrataria no mercado para realizar as suas funções.


Por exemplo: se você faz a função de diretor de marketing, faça uma pesquisa sobre a média salarial desse profissional e tome esse valor como referência para o seu pró-labore.


Lembre-se também que o pró-labore é um valor base que você terá para custear as despesas de sua família. Então valor definido para seu pró-labore deve levar isso em conta, para que você possa dedicar-se ao seu negócio.


Lucas Gurgel

CEO Betel Contabilidade

8 visualizações0 comentário
bottom of page