top of page

Nota Fiscal: emitir ou não emitir?

Muitos empresários nos chegam com essa pergunta: "será que rola eu não emitir nota fiscal para meus produtos ou serviços?". E de cara eu respondo: emita nota fiscal de tudo que você vende.

Se você é uma empresa de comércio e vende algum produto, significa que você comprou algo através de uma nota fiscal, e isso que você comprou entra em seu estoque . Logo, quando você vende o produto, é preciso dar a baixa nele no sistema para que o estoque diminua.

Mas isso nem sempre acontece.

Às vezes você compra um produto com nota e vende sem nota. Ou também compra um produto sem nota e vende com nota.

Meu conselho é: não faça isso!

Jamais faça uma transação dessas, porque a SEFAZ tem diversos mecanismos e sistemas que cruzam informações e conseguem averiguar essas faltas nas emissões. E isso pode ser extremamente prejudicial para seu negócio.

Então se você comprar com nota, você deve vender com nota. E se você comprar sem nota, pode vender sem nota também.

Por regra, tudo que você compra precisa ter nota fiscal. E tudo que você vende também.

Se você não emite nota fiscal você está sonegando imposto. E você pode ter diversos problemas de juros, multas e penalizações das mais leves às mais severas, dependendo do caso.

Se você trabalha com comércio seu estoque vai estar sempre furado . As informações de seu estoque estarão desatualizadas, e isso pode acarretar um problema administrativo grande.

Se você trabalha com serviços o conselho também é o mesmo: emita nota fiscal.

Muitos empresários acreditam estar economizando dinheiro quando não emitem nota fiscal. No curto prazo, sim, a economia existe , mas no longo prazo, a não emissão da nota podem gerar um prejuízo maior que a economia. Por mais que o Brasil tenha impostos altos, é melhor trabalhar dentro da linha para que seu negócio não esteja sempre em risco e sua cabeça esteja tranquila. Veja abaixo o vídeo que preparamos sobre esse assunto:



Lucas Gurgel CEO Betel Contabilidade.

18 visualizações0 comentário
bottom of page