top of page

Imposto de Renda de 2022 - Como se preparar?

Se quiser assiste o vídeo aqui. Ou leia abaixo o texto.


Como se preparar para o Imposto de Renda 2022?

A dica macro que dou é: Se prepare mensalmente

Adote isso como hábito. Prepare-se mensalmente. Todo ano separe uma pasta em seu computador e vai salvando os documentos e anotando em uma planilha as informações de suas rendas e despesas dedutíveis mês a mês.


Se você investe na bolsa, faça seu cálculo mensal, anote se teve lucro ou prejuízo , se tem ou não tem que pagar DARF, acompanhe as médias ponderadas, marque tudo em uma planilha ou através do sistema que sua corretora oferece.


Tudo isso a maioria das pessoas só faz no mês de declarar o IR, e fica uma correria só . Fora que você pode acabar deixando de juntar recibos e notas que deduzem de seu imposto de renda. Quem acumula toda essa coleta de documentos apenas no mês de declarar o imposto de renda acaba deixando passar alguma informação importante.


O hábito de fazer esse controle mensalmente segue o mesmo princípio de quando você tem que lavar louça no final do dia. Se você lava as louças sempre após o café da manhã, após o almoço e após o jantar, sua pia nunca vai se acumular de louças. Mas você já viu aquele tipo de pessoa que deixa acumular a louça do dia todo?

Fica uma bagunça só! Tudo acumulado. Quando chega a noite a pessoa não sabe nem por onde começar.


A Receita Federal acompanha sua evolução patrimonial.


Declarar IR não é uma pauta para você se preocupar apenas no curto prazo, mas no longo prazo. Uma forma de pensar sobre isso é se perguntar: "quais minhas receitas que ano a ano vão justificar meu patrimônio ao longo do tempo?" ou "de onde vem o dinheiro do qual você fez suas aquisições ao longo do ano?


Declarar sua renda é importante para que você não caia na malha fina.

Se você não se organiza mensalmente o ano passa e você fica correndo atrás de documentos, valores, informações, deixando todo o processo confuso e até sujeito a erros que podem te custar.


A Receita Federal está cada vez mais modernizada e digitalizada. Os processos, análises e cruzamento de dados são cada vez mais online e digitais. Então nossa sugestão é que você mantenha seu controle, e se planeje pois muitos se arrependem de não fazer isso e no longo prazo e são surpreendidos por impostos e correções para quitar.


Se quiser saber mais sobre o Imposto de Renda desse ano, fale comigo no link abaixo:


Estamos preparando ainda mais conteúdo sobre o IRPF 2022. Fique ligado aqui no email, nas redes sociais e em nosso canal do YouTube.


Um abraço!

Lucas Gurgel CEO Betel Contabilidade

18 visualizações0 comentário
bottom of page