BPO financeiro: as vantagens de terceirizar sua contabilidade



Muita gente me pergunta sobre a vantagem de ter um BPO Financeiro para seu negócio.


Antes de mais nada é importante explicar: o que é um BPO Financeiro?


BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.


O BPO Financeiro será responsável por toda ou parte da gestão financeira, integrando com as rotinas contábeis e obrigações tributárias. Este ponto é importante porque sempre que se integra contabilidade e finanças o olhar estratégico sobre os números da empresa cresce e as tomadas de decisões se tornam mais seguras.

Parte inferior do formulário



E vamos agora às vantagens de ter um BPO Financeiro:


1. Redução de custos


Em vez de investir na contratação e treinamento de funcionários para ajudar a administrar suas finanças, é possível terceirizar essas as atividades.


A terceirização funciona como contratar uma equipe especializada, mas sem ter todos os custos diretos que implicaria gerir um grupo de colaboradores na própria empresa. Em resumo, um dos benefícios do BPO financeiro é ter mais qualidade com menos custos.


2. Aumento da produtividade


A produtividade aumenta porque os escritórios de contabilidade que oferecem os benefícios do BPO financeiro investem em soluções digitais — como uma plataforma de gestão contábil.


Por meio de softwares é possível despender muito menos tempo em cálculos, registros e análises. A comunicação com os clientes também se dá de maneira mais rápida e eficiente. Logo, o trabalho de todos se torna mais produtivo.


3. Maior segurança de dados


Outra das vantagens do BPO financeiro é proporcionar uma segurança maior para os dados que as empresas e os contadores compartilham. Como a gestão de documentos é automatizada, o arquivamento é realizado de maneira mais segura.


Além disso, o uso de soluções tecnológicas faz com que seja mais difícil cometer erros sem perceber. Uma vez que uma falha seja notada, também é mais simples corrigir o problema e resolver as situações sem sofrer maiores consequências negativas.



4. Tomada de decisões estratégica


Uma empresa que contrata o BPO financeiro não conta apenas com o benefício de ter obrigações tributáveis entregues em dia. Ela usufrui da figura de um contador especializado para oferecer informações relevantes para seu processo de decisão.


O papel contábil passa a ser estratégico no negócio — o que gera diversas vantagens. Ao terceirizar a gestão financeira, o empreendedor pode dar atenção especial às suas atividades fins sem deixar de acompanhar as finanças de perto.


Lucas Gurgel

CEO Betel Contabilidade

1 visualização0 comentário