A tecnologia vai substituir o contador?

Essa é uma dúvida que muita gente me pergunta: a tecnologia vai substituir o contador ou não? Isso é um mito ou é uma verdade?


Bom, a tecnologia não vai substituir o contador, até porque o contador tem um extrema relevância dentro do nosso cenário econômico atual.


A relevância da contabilidade é fazer com que você tenha números e dados para pagar seus impostos corretamente e analisar seu cenário atual. Neste caso a tecnologia entra como um aliado do contador, porque ela pode processar dados e gerar informações com maior agilidade.

A tecnologia só substitui funções técnicas, repetitivas, automáticas. De certa maneira alguns desses cargos ocupados por pessoas podem ser substituídos por máquinas.


Mas a tecnologia jamais substituirá qualquer profissional que entenda de análises, intuição, criatividade, empatia e capacidade de inovar.


Por isso meu conselho é que você, contador, jamais se acomode em tarefas repetitivas. Elas podem ser uma zona de conforto no curto prazo, mas no longo prazo a capacidade de mudança, adaptação e criatividade são essencialmente humanas e máquina nenhuma conseguirá competir com profissionais assim.


Lucas Gurgel

CEO da Betel Contabilidade

1 visualização0 comentário