top of page

4 Lições dos maiores empreendedores do mundo



Hoje eu queria conversar com você sobre as lições dos maiores empreendedores das maiores empresas do mundo. Eu quero te deixar alguns conselhos que eles dão sobre gestão de negócios de sucesso.

1) Desenvolva uma cultura de criatividade 💡 dentro da sua empresa.


Esse é um fator primordial. Sem uma cultura de criatividade sua empresa sempre vai depender de você. Se você não deixa seus colaboradores pensarem e buscarem soluções, eles dependerão sempre de seu norte, e uma hora sua fonte se esgotará de ideias🙇‍♂️. Dê autonomia para que eles busquem maneiras de melhorar processos, melhorar a automação, melhorar sua empresa.

2) Deixe seu colaborador trabalhar no ritmo deles.🏃‍♀️🏃


Coloque uma meta, um resultado, e deixe que cada um siga no ritmo e no caminho que escolheu para chegar lá. Tem vezes que é necessário pressionar um pouco, afinal você precisa relembrar sua equipe dos alvos que vocês estão buscando. 🎯Mas cada pessoa tem o seu ritmo, cada pessoa tem um jeito de trabalhar. Então não queira trazer o seu próprio ritmo de trabalho para aquela pessoa. Estabeleça uma meta, estabeleça um prazo e deixe que cada um vá atrás de cumprir no prazo.

3) Identifique o foco dos problemas, não fique só apagando incêndios.🔥


Vamos pegar o exemplo do trabalho dos bombeiros. Quando eles são chamados, é porque o local já está em chamas. Eles atuam para apagar o incêndio que é o mais urgente. Mas o trabalho deles não pára por aí. 👨‍🚒 Depois de apagar o fogo eles investigam o que causou aquele incêndio e fazem um trabalho de prevenção para que não ocorra de novo, naquele local ou em outros locais. O mesmo vale para gestores de negócios: identifique as causas de incêndios para que elas não ocorram mais. 🧯 Do contrário você será um gestor que fica apenas apagando incêndios e mais incêndios, minando sua energia e a produtividade de sua equipe para coisas mais essenciais.

4) Tenha um propósito claro para sua empresa.🛣️


Você precisa deixar claro onde você quer chegar com seu negócio. Precisa deixar claro também o papel de cada um na busca por esse propósito, qual papel cada um desempenha, a importância da atuação de cada colaborador, dos cargos mais operacionais aos mais estratégicos. Se você tiver uma direção clara de onde quer chegar, sua empresa vai remar e remar, ⛵ sem chegar a lugar nenhum nesse vasto oceano dos negócios.


Como já disse Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".


🤝 Conte com a Betel para continuar trazendo insights sobre negócios, afinal vamos além da contabilidade para ajudar os empreendedores.


Lucas Gurgel. CEO Betel Contabilidade.

11 visualizações0 comentário
bottom of page