Verdades que ninguém te conta sobre empreender



Essa é uma verdade: o empreendedor trabalha mais do que todo mundo. É uma mentira você acreditar que abrir o próprio negócio vai te fazer trabalhar menos, ou ter mais tempo livre. O que você pode fazer é administrar melhor o seu tempo, mas com certeza seu negócio te tomará seus pensamentos às noites e nos finais de semana, especialmente se seu negócio estiver no começo.


Ter um negócio é como ter um filho: assim que ele nasce você precisa se dedicar com uma exclusividade de quase 100%. Demanda muita atenção e os meses iniciais serão cruciais para a sobrevivência do negócio.


Depois o negócio começa a crescer, mas não é por esse motivo que deixamos o cuidado e a atenção de lado. É preciso a presença do empreendedor em todas as etapas e processos, em cada fase crucial de crescimento, em cada novidade.


E quando o negócio completa sua “adolescência” ou “juventude”, ainda assim o empreendedor pensa nele, cuida, se preocupa... não necessita de tanta atenção como antes, mas ainda assim consome uma carga mental e precisa do direcionamento estratégico do empreendedor com decisões cada vez mais difíceis e complexas.


Ter um negócio é ter um filho. As pessoas vão te criticar, mas você precisa tomas suas decisões, se dedicar ao seu negócio, para que ele cresça. Você também se sentirá sozinho nessa jornada. Mas uma vez que o negócio acontece, é uma das sensações de maior prazer e orgulho que você pode ter. Afinal quem deixa uma empresa, deixa um legado, deixa uma história. E esse prazer é imensurável!


Lucas Gurgel

CEO Betel Contabilidade

1 visualização0 comentário