Por que você deve se preocupar com o atendimento em seu negócio?

Recentemente eu e minha esposa tivemos que procurar escola para a Valentina, nossa filha mais velha. E aí, nessa de procurar escola, eu tenho um olhar muito clínico para as formas de atendimento. Então, comecei a avaliar não apenas a estrutura da escola, seu programa educativo, seus princípios, mas especialmente o atendimento que recebíamos a cada visita, ligação ou troca de email. Percebi que muita escola segue um padrão de atendimento. Mas muitas delas não se preocupam com isso. E aí, vem uma questão que queria compartilhar aqui. Por que você tem que se preocupar com o atendimento? Primeiro: se você não se preocupa com atendimento, você não vai conseguir fidelizar o seu cliente. Ele pode até ir uma vez, mas depois ele não volta mais. Um atendimento ruim só garante uma coisa: que o cliente não tenha o desejo de voltar ao seu estabelecimento, ou comprar seu produto ou serviço. E segundo: a fidelização vai fazer com que cada cliente indique novos clientes para seu negócio.


A sugestão é: monte um setor de CS (Customer Success) que significa “Sucesso do Cliente”. CS é o nome que se dá a um setor que se preocupa essencialmente com o atendimento e satisfação dos clientes dentro de sua empresa, avaliando todos os canais de atendimento que você possui: site, email, whatsapp, redes sociais, atendimento presencial, etc. Mas você pode me dizer: “eu não tenho grana, não tenho condições e não consigo montar um setor de CS”. Beleza, então contrate uma pessoa, ou você mesmo, na condição de dono do negócio fique atento e monte uma estrutura que avalia e busca melhorias no atendimento, ouvindo feedback de clientes, mantendo um canal aberto para conversar com seus clientes. Pode ter certeza de que você terá informações de sobra para poder melhorar cada vez mais seus produtos ou serviços.


Preparei um vídeo exatamente sobre esse assunto. Taí abaixo:




Lucas Gurgel CEO da Betel Contabilidade

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