Muitos clientes que atendemos pensam em vender seus produtos ou serviços através de um e-commerce. Ou então pensam em abrir um outro negócio todo baseado neste modelo.
Mas o que é preciso para abrir uma empresa virtual de sucesso? O e-commerce tem crescido cada vez mais e se solidificado no mercado brasileiro. Segundo alguns estudos 52% das pessoas afirmam estar comprando mais em sites e aplicativos durante a pandemia. O e-commerce em 2021 cresceu 57,4% comparado a 2020.
Como montar uma empresa virtual?
Antes de colocar a mão na massa e abrir uma loja online, é preciso se planejar para evitar qualquer tipo de erro ou prejuízo financeiro e, assim, ter mais sucesso com a sua empresa. Acompanhe, a seguir, o passo a passo a ser percorrido para gerar melhores resultados.Siga conosco!
1) Faça uma pesquisa de mercado
Por mais que você já saiba que quer trabalhar com vendas online, é importante fazer uma pesquisa mais aprofundada para entender o cenário mercadológico e econômico da região em que vive para que, dessa forma, seja possível definir o nicho da sua empresa e os tipos de produtos a serem vendidos.
Você não deve apenas pesquisar mais detalhes sobre o segmento que possui mais conhecimentos, mas também trocar informações com outros empreendedores que já trabalham com e-commerce e conversar com pessoas que consomem o que a sua empresa vai vender, a fim de saber mais sobre as suas dores e preferências.
2) Defina os propósitos, valores e objetivos da sua empresa
Antes de pensar em como ter um comércio eletrônico, é importante pensar no porquê. Afinal, qual é o seu propósito em abrir uma loja virtual? Quais são os valores da sua marca, e quais objetivos você deseja alcançar a curto, médio e longo prazo?
3) Estabeleça o seu nicho de atuação
Depois de fazer uma pesquisa de mercado, tendências e público, e de alinhar os propósitos e objetivos da sua marca, é hora de estabelecer qual vai ser o seu nicho de atuação.
Digamos que você deseja vender roupas, mas o nicho pode ser o de roupas para bebês. Definir o nicho pode ajudar você a identificar um grupo de potenciais clientes com mais facilidade e eficácia.
4) Regularize a loja virtual
Após definir os produtos a serem oferecidos, os meios de entrega e a logística, e a estrutura de vendas, estabelecendo o valor a ser investido na marca, o próximo passo é regularizar a sua empresa. Para isso, é importante abrir um CNPJ e atentar para a legislação.
Nesse aspecto você pode contar integralmente com a ajuda da gente. 5) Invista em um site confiável e seguro
Com a marca já regulamentada, é o momento de escolher a plataforma do seu e-commerce, definindo a hospedagem, o domínio e o suporte. Observe alguns pontos, como:
Se é possível cadastrar e incluir produtos com facilidade.
Como é feito o gerenciamento do estoque e dos preços.
As formas de organizar o fluxo de caixa.
Qual é a sistematização de entregas.
Quais são as possibilidades de personalização.
De que forma é feita a segurança de dados e informações pessoais.
Como funciona o atendimento ao cliente.
6) Conte com uma equipe especializada em finanças
Conte com o apoio da Betel Finance. Assim você pode ter mais segurança ao longo dos processos de abertura e manutenção da sua loja virtual, ficando com a saúde financeira em dia e conquistando os seus objetivos com mais eficácia.
Dica extra: Market Places e Sistemas para você abrir sua loja virtual:
Market Place é a palavra do momento. Como o nome diz, são locais para você anunciar seus produtos e fazer suas vendas. Sites já conhecidos e que oferecem ao seu negócio a vantagem de colocar seu produtos em sites com grande volumes de buscas e reputação. Conheça alguns deles:
Mercado Livre
Magalu
Casas Bahia
Extra
Ponto Frio
Submarino
Shoptime
Americanas
MadeiraMadeira!
Elo7
Estante Virtual
Shopee
B2W
E também existem sistemas (sites e aplicativos) onde você pode criar sua loja virtual de maneira simples e fácil. Conheça alguns:
BigCommerce
Shopify
WooCommerce
Veeqo
Wix
PagSeguro
NuvemShop
Fale comigo para saber mais informações.
Lucas Gurgel CEO Betel Contabilidade
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