Antes de mais nada, para quem não conhece o termo “lead”:
Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).
Então sabendo o que é lead, o primeiro passo é entender o seguinte:
1) Captação de leads:
Como é que eu consigo trazer leads se eu não tenho conteúdo?
O marketing de conteúdo é fundamental para a construção de leads que tenham interesses com os serviços, produtos e soluções que seu negócio leva às pessoas.
Como exemplo, tem, um caso aqui na Betel que foi o seguinte: No ano passado entrou um lead em nossa base e ele foi sendo “trabalhado” através da nossa produção de conteúdo, e nesse ano esse lead virou nosso cliente.
Foi um ano de trabalho. Mas valeu a pena. Porque o trabalho que a gente elabora para os nossos leads são um trabalho que foca em toda a base. Alguns leads viram clientes logo nos primeiros meses, outros demoram um tempo maior. Como a gente não sabe exatamente em que momento da jornada de decisão o possível cliente está, o trabalho de nutrição dos contatos é fundamental.
2) Nutrição de leads:
Nutrir leads é uma estratégia de manter sua empresa relevante, presente e constante nas rotinas e necessidades desses leads.
A nutrição se dá com um trabalho constante de criação de conteúdo, ebooks, informações, curadoria, email marketing, blog, redes sociais, vídeos… com esses canais você consegue manter sua marca presente na vida de seu futuro cliente (e também de clientes atuais), mostrando a relevância, importância e informações necessárias sobre seu produto, serviço e segmento de atuação.
3) Alie sua nutrição de leads com o processo de vendas.
É importante que sua equipe comercial tenha alinhamento com esse processo de nutrição de leads, sabendo quais foram os conteúdos e assuntos mais consumidos por esses leads.
Veja exemplos que a gente aplica na prática através do vídeo abaixo:
Lucas Gurgel Betel Contabilidade
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