Eu queria falar para você sobre o poder que uma boa marca tem. Sua marca pode valer mais daqui a determinados anos. Esse valor é chamado de “Equity”, e representa o quanto a marca vale no mercado, para além das questões de patrimônio e carteira de clientes. Quando você tem uma marca bem construída, ela aumenta o valor do seu negócio, e isso é saudável tanto para a sustentabilidade da empresa, como para a valorização em uma possível venda no futuro.
O que é importante sua marca ter para que o Branding seja bem trabalhado:
1) Identidade visual.
Sua identidade visual precisa ter consistência, harmonia, constância. Somos expostos a centenas de marcas todos os dias. A maneira da sua marca conseguir se fixar na mente de seu consumidor é mantendo uma identidade, utilizando o mesmo conjunto de fontes, cores e formatos. Mantenha essa consistência visual na sua papelaria, posts de redes sociais, site, materiais, etc. Isso fará sua marca mais memorável.
2) Experiência do cliente
Quando seu cliente adquire o seu produto ou serviço, é importante que ele tenha uma experiência incrível de atendimento, estrutura, facilidades, agilidade, etc. Toda comunicação da sua marca é uma forma de “promessa”. Mas é na “entrega” que o ciclo se fecha: o cliente sente suas necessidades supridas, expectativas atendidas e aí a marca adquire mais e mais reputação. Com o tempo essa reputação começa a reverberar, e sua marca ganha mais clientes fiéis, e clientes que indicam o seu produto ou serviço.
3) Marketing de Conteúdo
É importante você construir uma base de informações e conteúdos que você compartilha com seus clientes e que tenham a ver com o universo da sua marca. Não falar apenas do seu produto, mas do contexto no qual seu produto de encaixa , nas necessidades que ele atende, nos valores que ele transborda.
E por último:
4) Presença digital
Não adianta sua marca ser excelente, seu produto ser de ótima qualidade, seu serviço ser o melhor do mercado, se você não aparece. Hoje 96% das pessoas procuram no Google uma empresa antes de conhecer o seu negócio. Então é bastante verdade aquela máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Ter um canal no Instagram, um site, blog, atendimento WhatsApp, etc… faz de seu negócio uma marca digital pronta para atender às necessidades de seus clientes.
Lucas Gurgel. Betel Contabilidade.
Comments