A importância do Capital de Giro para sua empresa

Para responder isso a primeira coisa que precisamos saber é: o que é Capital de Giro?


Capital de giro nada mais é do que o dinheiro que a sua empresa precisa ter em caixa para se manter, pagando as contas dia a dia.


Quando você procura pela internet vão te dar muitos conselhos sobre isso: Uns falam que você precisa ter 3X o valor da sua despesa mensal, outros dizem que tem que ter 6X, e outros ainda chegam a dizer que o ideal é que você possua em caixa 12X do valor da sua despesa mensal.


Seja como for, o primeiro conselho que eu tenho pra te dar é: o capital de giro é muito importante. O maior motivo de quebra de empresas é exatamente a falta de capital de giro, então essa é a importância que você precisa dar a ele.


Analise sempre com bastante cautela e atenção sobre o quanto de Capital de Giro sua empresa vai precisar. Especialmente se sua empresa depende da compra de produtos, ou pagamento de fornecedores para fazer o negócio girar.


Existem algumas fórmulas e alguns cálculos que se trabalha para capital de giro, mas eu gosto, paralelamente, de trabalhar com 3X o valor das suas despesas mensais.


Então, se você tem uma despesa mensal de R$ 10.000,00 reais por mês, Tente manter pelo menos R$ 30.000,00 em seu caixa, e tenha um controle diário desse fluxo, para que seu negócio possa sobreviver.


Preparei aqui um outro conteúdo complementar para esse assunto. Espero que seja útil!




Lucas Gurgel

CEO da Betel Contabilidade

1 visualização0 comentário